Código de Conduta

COMO UTILIZAR

Este Código de Ética e Conduta, constitui uma importante ferramenta de consulta a ser utilizada sempre que surgir dúvidas acerca da conduta ética empregada no desempenho das atividades desta Cooperativa. O intuito é que este Código sirva como orientador da conduta ética desejada nas ações do dia a dia.
Não esperamos com este Código esgote todos os assuntos e nem todas as orientações que possam surgir sobre as questões éticas corporativas, mas sim apresente um conjunto de diretrizes que viabilizem uma harmonia de valores e conduta dentro e fora da Cooperativa.

MISSÃO

Produzir sucos à base de laranja e outros subprodutos do processo, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos, visando a produção de alimentos livres de qualquer tipo de contaminação, de forma a atender as necessidades e expectativas de nossos clientes e consumidores, e a satisfação dos colaboradores, por meio do propósito de promover a cultura de segurança de alimentos, sempre prezando pelo compromisso com a responsabilidade socioambiental.

VISÃO

Ser reconhecida pela produção de produtos da agricultura familiar, sendo referência de qualidade de sucos para nossos clientes.

VALORES

Ética, transparência, comprometimento, democracia e união.

CONDUTA PESSOAL

Esperamos que nossos colaboradores sempre:

      Respeitem todas as leis e regulamentos aplicados as atividades exercidas na Cooperativa;

      Mantenham um relacionamento cordial e amistoso com todos;

      Trabalhem em equipe;

      Reconheçam ideias e realizações de outros profissionais;

      Respeitem hierarquias;

      Assumam honestamente falhas e erros;

      Reportem condutas inadequadas, improprias ou ilegais, suas ou de terceiros;

      Cumpram e respeitem políticas, códigos, manuais, diretrizes, padrões de controle e processos internos;

      Zelem pela reputação pessoal e corporativa;

      Honrem os compromissos assumidos com qualidade;

      Preservem adequadamente informações e documentos confidenciais;

      Não utilizem o nome da marca sem autorização previa da Diretoria

PRINCÍPIOS

A condução das atividades da Coacipar ou de qualquer Colaborador deverá se pautar nos princípios comportamentais a seguir:

       Princípio da boa-fé: norteia a adoção de comportamentos que estejam em consonância com os padrões éticos, de confiança e de lealdade;

    Princípio da lealdade: estabelece os alicerces de confiança, nos quais se fundamentam a relação entre clientes, parceiros, fornecedor, prestador de serviços, cooperados e colaboradores a Coacipar, necessários ao desenvolvimento de suas atribuições a fim de satisfazer as expectativas almejadas, com o cuidado e a diligência que todo homem ativo e dispensar à administração de seus próprios negócios, atuando com lealdade em relação aos interesses de seus clientes e respondendo por quaisquer infrações ou irregularidades que venham a ser cometidas sob sua gestão;

    Princípio da transparência: garante o acesso às informações públicas e permite a ciência e a fiscalização da atividade prestada;

   Princípio da equidade: assegura que será dispensado tratamento idêntico a todo e qualquer cliente, parceiro, fornecedor, prestador de serviços, cooperado e colaborador bem como será transferido qualquer benefício ou vantagem que a Coacipar possa alcançar em decorrência de sua condição de gestora;

    Princípio da legalidade: garante que a Coacipar e seus Colaboradores sempre atuarão nos termos e limites estabelecidos pela legislação aplicável em vigor.

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

Agir de forma correta faz parte dos princípios da Coacipar e, como tal, acreditamos que transparência é essencial em qualquer parceria. Por isso, solicitamos aos nossos parceiros, colaboradores, fornecedores, diretores e cooperados:

       Atuem de forma positiva com objetividade, honestidade, dignidade, respeito, transparência, lealdade, cortesia, respeito, mútuo e colaboração;

       Comprometam-se quanto à veracidade de quaisquer informações prestadas à Coacipar, tais como jurídico-fiscais, econômico-financeiras, saúde e segurança, meio ambiente, qualidade, capacitação, profissional dos fornecedores, entre outras;

       Tenham clareza e transparência nas informações prestadas à Coacipar durante a negociação de contratos e aditivos, bem como na administração dos contratos vigentes, evitando práticas que não colaborem com o bom andamento destes processos.

SIGILO E SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Informações confidenciais e estratégicas não devem ser divulgadas ou utilizadas para benefício próprio ou de terceiros. No tratamento de informações, orientamos a:

      Zelar, recomendando seu compartilhamento apenas com pessoas autorizadas e absoluto cuidado para evitar vazamentos;

     Utilização de programas e equipamentos informáticos da Coacipar apenas para uso em suas operações e atividades;

   Quaisquer formas de compartilhamento, armazenamento ou utilização de conteúdos obsceno, falso, pornográfico, violento, discriminatório, difamatório ou que seja contrário aos valores da Coacipar são expressamente proibidas.

BRINDES, PRESENTES E CORTESIAS

O oferecimento de presentes, brindes e cortesias é uma prática muito comum no mundo corporativo, mas também podem ser utilizados como formas de subornos. Por esse motivo, presentes, cortesias ou brindes só poderão ser aceitos por colaboradores, desde que com conhecimento e autorização do seu superior imediato.
É expressamente proibido que os colaboradores solicitem ou ofereçam dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem econômica em troca de facilitação ou benefício em operações ou negociações da Coacipar.

ASSÉDIO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

Recriminamos e são terminantemente proibidas atitudes preconceituosas e intimidadoras fundamentadas em raça, cor, sexo, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade, naturalidade, ideologia política, posição hierárquica, condição de cidadania, aparência, deficiências quaisquer que sejam, bem como quaisquer formas de assédio, especialmente de natureza moral e sexual no ambiente de trabalho.
Não serão toleradas também condutas que resultem em  intimidação, humilhação, coação ou ameaça aos clientes e colaboradores, ou que levem à deterioração de suas condições de trabalho.

RELAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES

Os direitos individuais dos Colaboradores deverão ser respeitados de acordo com o bem-estar coletivo.
Em todos os níveis da organização, os Colaboradores devem agir com atenção, transparência e responsabilidade para com os compromissos assumidos internamente.
A preservação de um ambiente de trabalho cortês e harmonioso, não fazendo ameaças, coagindo ou praticando atos de violência é essencial para o sucesso da Coacipar. É recomendável não praticar
brincadeiras e nem pregar peças ou sustos em outros Colaboradores, que possam provocar acidentes.
São exemplos de comportamentos para um ambiente de trabalhos saudável:

       Cordialidade, transparência e respeito mútuo;

       Cumprimento dos valores individuais e coletivos da Instituição;

       Valorização das opiniões e atitudes colaborativas e do ambiente de trabalho participativo;

       Diálogo transparente e acessível com todos: diretores, colaboradores e parceiros;

       Respeito às crenças religiosas e às posições político-partidárias de seus diretores, colaboradores e terceiros, e pela reprovação de manifestações dessa natureza no ambiente de trabalho com o objetivo de influenciar pessoas;

       Reprovação de comportamento que possa criar ambiente de trabalho ofensivo, intimidador ou hostil, que caracterize assédio moral, sexual ou religioso;

       Respeito à igualdade de gênero, reprovando qualquer tipo de discriminação;

       Respeito às diversidades culturais e sociais de seus dirigentes, colaboradores e terceiros;

       Reprovação de qualquer atitude de discriminação;

       Reprovação de quaisquer atitudes abusivas e de favorecimento indevido a pessoas ou a grupos.

RELAÇÃO COM A CONCORRÊNCIA

A Coacipar preza por um bom relacionamento com os concorrentes, pautado pela ética e lealdade. Os concorrentes devem ser tratados com o mesmo respeito com que a Coacipar espera ser tratada. Não incentivamos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes, nem que contribuam para a divulgação de boatos sobre eles. Não é permitido discutir ou trocar informações com concorrentes sobre assuntos privados relativos à política de preços, clientes e áreas de atuação, termos de contratos, custos, produção e produtos, e quaisquer assuntos que possam expor a empresa e violar os princípios de livre concorrência. A Coacipar não admite qualquer obtenção de informações de mercado ou de seus concorrentes através de procedimentos questionáveis e ilegítimos.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Assim como a Coacipar valoriza e reconhece seus colaboradores, estes também devem atender todos os procedimentos de segurança, saúde e proteção da Cooperativa, bem como todas as leis e regulamentos vigentes. Se você teve conhecimento, ou suspeita, de alguma condição insegura de trabalho ou de outras questões de segurança, você deve relatar imediatamente a situação para seu gerente ou Líder do Comitê de Ética.
Cada colaborador deve agir de forma a garantir a segurança no trabalho, sempre:

       Agir de acordo com as normas e procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho;

       Utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) sempre que a atividade realizada pelo colaborador, parceiro ou fornecedor exigir;

       Manter a limpeza, organização e segurança em todas as instalações;

       Comunicar à chefia direta a submissão a tratamento médico ou medicação que possa interferir nos reflexos e, consequentemente, na segurança durante o trabalho;

       Não praticar ameaças ou atos de violência, intimidação ou tentativa de infundir medo em outras pessoas. Não são permitidas armas ou produtos ilicitos no local de trabalho, de acordo com as leis locais;

       Não consumir, portar ou estar sob efeito de bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga durante as atividades profissionais e horário de trabalho;

       Proibido fumar em todas as dependências da empresa (áreas internas e externas).

10º

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.
Desta forma, a Coacipar presa pelos valores institucionais e faz com que os princípios estejam presentes em todas as ações, negócios, gestão e relacionamentos, de forma que ocorra o incentivo a projetos que apresentem impactos ambientais positivos, evitando o desperdício e promovendo a conscientização dos funcionários para da sustentabilidade e preservação de recursos naturais.

11º

ANTICORRUPÇÃO

A Lei Anticorrupção Brasileira 12.846/13 dispõe sobre a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências. Os papéis dos cidadãos e consumidores se fortalecem nesse processo, desencadeando uma demanda por mais transparência e investigações, e por menos impunidade e mansidão com os envolvidos. A Lei Anticorrupção e o Código de Ética e Conduta são as ferramentas fundamentais para a conscientização dos nossos funcionários, para uma cultura de ética e responsabilização. Todos os colaboradores, terceiros e fornecedores da Coacipar têm a obrigação de cumprir rigorosamente as leis brasileiras de anticorrupção, incluindo as disposições da Lei nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção). As atitudes dos nossos colaboradores devem sempre ser baseadas na transparência e nos princípios éticos deste Código de Ética e Conduta, nos relacionamentos com os órgãos públicos e com as autoridades governamentais competentes.

12º

USO DE IMAGENS

Todas as imagens capturadas por vídeos, sons, fotos, câmeras de monitoramento, etc., são de propriedade da Coacipar.
Por meio do Termo de Compromisso, assinado ao receber esse Código de Ética e Conduta, ficam todos cientes e autorizam a utilização desses matérias pela empresa em qualquer dos seus meios, incluindo as redes sociais (youtube, facebook, instagram, twitter, entre outros), em qualquer tempo ou ocasião, em todo território nacional e no exterior sem nenhum tipo de ônus para a empresa, filiais ou parceiros, já que a presente autorização é concedida a título de gratuidade sem que nada haja a ser reclamado como direitos conexos de imagens ou qualquer outro.

13º

PROCEDIMENTOS DICIPLINARES

Na ocorrência de eventuais desvios éticos ou de condutas profissional, serão impostas algumas penalidades.
Em caso de não omissão ou negligência às regras e diretrizes contidas neste Código, bem como nas demais políticas internas da Coacipar, o colaborador, desde que comprovada sua conduta indesejável ou contrária aos interesses e valores da empresa, estará sujeito às penalidades administrativas cabíveis podendo acarretar, em último caso, em rescisão do contrato profissional.

14º

VIOLAÇÕES AO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Todas as comunicações de violações aos itens que compõe esse Código de Ética e Conduta poderão ser feitas anonimamente através do um formulário disponível no endereço eletrônico:

https://coacipar.com.br/codigo-conduta

15º

DENÚNCIA

Na ocorrência de eventuais desvios éticos ou de condutas profissional, serão impostas algumas penalidades.
Em caso de não omissão ou negligência às regras e diretrizes contidas neste Código, bem como nas demais políticas internas da Coacipar, o colaborador, desde que comprovada sua conduta indesejável ou contrária aos interesses e valores da empresa, estará sujeito às penalidades administrativas cabíveis podendo acarretar, em último caso, em rescisão do contrato profissional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os colaboradores, fornecedores, cooperados e parceiros devem atestar a leitura e perfeita compreensão deste documento e suas posteriores alterações através da assinatura de Termo de Compromisso específico.
Em casos de dúvidas ou esclarecimentos sobre o conteúdo deste Código ou sobre a aplicação do mesmo em relação a algum assunto específico, a Diretoria ou a área de Recursos Humanos do Coacipar deverão ser consultadas.

FORMULÁRIO DE DENÚNCIA

x

Torne-se um Cooperado

    PortugueseEnglishSpanish